quinta-feira, 17 de junho de 2010

Mediocridade!

“Talvez espante ao leitor a franqueza com que lhe exponho e realço a minha mediocridade; advirta que a franqueza é a primeira virtude de um defunto. Na vida, o olhar da opinião, o contraste dos interesses, a luta das cobiças obrigam a gente a calar os trapos velhos, a disfarçar os rasgões e os remendos, a não estender ao mundo as revelações que faz à consciência; e o melhor da obrigação é quando, a força de embaçar os outros, embaça-se um homem a si mesmo, porque em tal caso poupa-se o vexame, que é uma sensação penosa e a hipocrisia, que é um vício hediondo. Mas, na morte, que diferença! que desabafo! que liberdade! Como a gente pode sacudir fora a capa, deitar ao fosso as lentejoulas, despregar-se, despintar-se, desafeitar-se, confessar lisamente o que foi e o que deixou de ser! Porque, em suma, já não há vizinhos, nem amigos, nem inimigos, nem conhecidos, nem estranhos; não há platéia. O olhar da opinião, esse olhar agudo e judicial, perde a virtude, logo que pisamos o território da morte; não digo que ele se não estenda para cá, e nos não examine e julgue; mas a nós é que não se nos dá do exame nem do julgamento. Senhores vivos, não há nada tão incomensurável como o desdém dos finados.


Memórias póstumas de Brás Cubas

Machado de Assis

NO Dicionário:

“substantivo feminino - qualidade, estado ou condição do que é medíocre; mediocrismo
1 - situação posição mediana, entre a opulência e a pobreza; modéstia
2 - Uso: pejorativo. - insuficiência de qualidade, valor, mérito; pobreza, banalidade, pequenez
3 - Estatística: pouco usado. justa medida; moderação. Ex.: é bom conservar sempre a m.
4 - Derivação: por metonímia. - pessoa ou conjunto de pessoas sem talento, medíocres; mediocreira
Ex.: é triste ver a m. assumindo o poder”
Dicionário Howaiss-

Em Petrópolis MEDIOCRIDADE tem nome, endereço, cargo publico e até esposa. Nosso prefeito é medíocre e hipócrita. Uma vergonha para nós eleitores! Um grande exemplo de político que nos engana em troca de poder. Seus aliados são coniventes e não podemos esquecer que teremos eleições este ano e não podemos cometer o mesmo erro.

É triste ver a oitava economia do Estado do Rio de Janeiro ir em direção a falência total, e nosso atual prefeito foi aliado do governo anterior, tornando-se em responsável e/ ou co-responsável.

Petrópolis vive hoje uma lamentável situação provocada nesses últimos 10 anos por imbecis que estão no poder.

Nenhum comentário: