quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Calamidade Publica!

Chuvas, chuvas e mais chuvas. Todo verão é a mesma coisas: Inundações, deslizamentos, prejuízos... Muitos prejuízos.

Devemos separar as coisas. O que efeitos naturais e incompetência administrativa.

As chuvas que destruíram as cidades de Teresópolis, Friburgo e o Distrito de Itaipava são efeitos naturais. Mas se os governos municipal tivesse feito as dragagem nos rios, contenções nas encostas os efeitos seriam tão severos? As conseqüências de um alagamento de 1 metro ou 1 metro e meio teriam as mesmas conseqüências de um alagamento de três metros? A força das águas seriam as mesmas? Será que se o governo municipal tivesse tomado medidas preventivas teríamos uma catástrofe nessas proporções?

Itaipava é um distrito onde o IPTU é altíssimo, e mesmo assim a tragédia de 2008 se repetiu em proporções maiores, e agora devemos repensar : De quem é realmente a culpa:

• Culpa da natureza, afinal é uma catástrofe mundial. Haja visto que Austrália, Alemanha e EUA sofrem com os efeitos naturais.

• Das invasões de terras irregulares, que mesmo irregulares são cobradas o IPTU, o ISS entre outras taxas. O que regulariza as invasões.

• Ou das autoridades que apenas recuperaram as vias publicas, mas não realizaram nenhuma obra de prevenção.

Quando não se tem autoridade; quando a omissão é a principal realização do governo, a população, seja rica ou seja pobre, é afetada. É ela quem perde seus entes, seus amigos, seus bens, seu oficio e etc...

Até quando?

Nenhum comentário: