terça-feira, 31 de março de 2009

Cadê o CRAS??

Pelo amor de Deus! Já são cinco meses desde a transição!

Temos Um Prefeito com gabinete em Brasília e um testa-de-ferro com síndrome do pânico!

Nossos ilustres vereadores sorriem à toa com uma insignificante visita do tortinho!

E ainda tem gente dizendo que eu tenho que pegar leve!

Só pego leve no Partido Petrópolis, quando a prefeitura pegar pesado no trabalho!

5 comentários:

Anônimo disse...

o q e cras?

Anônimo disse...

CRAS – Centro de Referencia da Assistência Social

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é um equipamento público municipal da política de assistência social, integrante do Sistema Único da Assistência Social, que deve estar localizado em áreas com maiores índices de vulnerabilidade e risco social, destinado à prestação de serviços e programas socioassistenciais de proteção social (básica) às famílias e indivíduos

Ações de proteção social (básica) devem ser desenvolvidas nos CRAS, como o Programa de Atenção Integral as Famílias (PAIF). Este, Programa de Atenção Integral à Família (PAIF), expressa um conjunto de ações relativas à acolhida, informação e orientação, inserção em serviços da assistência social, tais como socioeducativos e de convivência, encaminhamentos a outras políticas, promoção de acesso à renda e, especialmente, acompanhamento sociofamiliar.
Tem por objetivo, contribuir para a prevenção e o enfrentamento de situações de vulnerabilidade e risco social; Fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários; Promover aquisições sociais e materiais às famílias, com o objetivo de fortalecer o protagonismo e a autonomia das famílias e comunidades.
O Público alvo a ser atendido no PAIF/CRAS é a população em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda, acesso precário ou nulo aos serviços públicos, com vínculos familiares, comunitários e de pertencimento fragilizados e vivenciam situações de discriminação etária, étnica, de gênero ou por deficiências, entre outros.
A Equipe de Referência do CRAS, assim como são chamados o grupo de técnicos, de acordo com a regulamentação dada pela Norma Operacional Básica de Recursos Humanos do SUAS (NOB-RH/SUAS, tem que ser composta de : três técnicos de nível médio e três técnicos de nível superior, sendo dois assistentes sociais e um psicólogo.

Em Petrópolis existiam 6 CRAS. Sertão do Carangola, Fazenda Inglesa, Alto Independência, Itaipava, Posse, Estrada da Saudade e Retiro. Havia um projeto de criação de um CRAS Etinerante que só ficou na aquisição de um veículo!
Os técnicos eram contratados por uma ONG!
SE PERGUNTAREM MAIS, DIREI MAIS!

Anônimo disse...

Muito Bem! Muito Bom! É isso aí mesmo! Os CRAS não são exclusivos para atendimento de famílias do BOLSA FAMÍLIA! Estes também devem ser atendidos nos CRAS pois se estão cadastrados neste programa é porque se encontram em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, privação ou ausência de renda.
Tem alguém participando que possa dar mais informações de como anda a Assistência Social em Petrópolis?

Anônimo disse...

NÃO HÁ GRANA PRÁ SUSTENTAR CRAS.
O BOLÃO ABRIU MAIS DO QUE O MUNICÍPIO PODIA SUSTENTAR E ABRIU COM VERBA DA CIDADE - O QUE NÃO ESTÁ CORRETO.
PRÁ QUE PRESSA COM CRAS?
PRÁ DISTRIBUIR COMPRINHAS?
O POVO NÃO COBRA MAIS NADA ALÉM DAS COMPRINHAS E DA ESMOLA DA BOLSA FAMÍLIA.
NÃO COBRA FRENTE DE TRABALHO E CAPACITAÇÃO.
NEM PENSAM....
PRÁ QUE PENSAR? DÓI.

Anônimo disse...

Mas onde está escrito que o CRAS serve pra distribuir comprinhas?? Infelizmente ainda existem muitas pessoas equivocadas sobre a verdadeira proposta de trabalho dos CRAS. E realmente é inacreditável que com 06 meses de governo, todos ainda permanecem fechados.