segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Charreteiros X Sociedade

"Um fato vem causando polêmica entre os charreteiros de Petrópolis, pois um grupo de pessoas resolveu se reunir para acabar com as charretes na cidade." (Jornal Tribuna de Petropolis)

Essa matéria publicada nesse final de semana (pelo menos é que está no site) me preocupa, afinal de um lado existe Senhoras da Sociedade Petropolitana e de outro lado os charreteiros. Vejo com grande mérito a preservação fisica dos animais, pois tenho grande admiração na doutrina franciscana, segundo ela, os animais são nossos irmãos. Mas não vejo ninguém falar sobre a qualidade de vida que tem o charreteiros. Quais as condições de moradia? Que tipo de alimentação eles possuem? Quantos dependentes estão sob sua responsabilidade? Qual o nivel de escolaridade e cultura tem esses profissionais? São monstros horrorosos ou são vitimas de uma criação arcaica opressora? São donos das vitorias ou empregados? O que farão se essa proposta passar? O Movimento Vitorioso proverão seus lares? Com dignidade?

Tenho um grande bronca dessas vitorias nas ruas de Petrópolis, pois atrapalham o transito, sujam a cidade e etc. e etc.

E suas familias? como sobreviverão?

Acho que as vitorias são importantes para o turismo de Petrópolis, e não apoio esse movimento, pois acredito que as pessoas podem mudar.

Apresento algumas sugestões:
A Prefeitura poderia providenciar estalagem adequadas, ou reformas e infraestrutura nas que existem.
Colocar apenas uma pessoa para fiscalizar o tratamento dos charreteiros para com os animais.
Outra coisa é pensar na punição para o charreteiros que transgride as normas.
Devemos ampliar o debate e aprofundar esse tema.

É necessário mesmo acabar com as Vitórias?
Ao escrever esse texto, confesso que minha veia franciscana aflorou, e pensando racionalmente, os cavalos são nossos irmãos e charreteiros também.

PAz e bem a todos.

Um comentário:

Miriam disse...

Temos que escolher um lado da história....

Eu escolho os cavalos....

O uso de cavalos para passeio de turistas, em Petrópolis, es um abuso, pelas condições lamentáveis dos pobres animais, e, ante a revolta das pessoas conscientes, a Prefeitura deveria acatar a vontade popular e acabar com essa exploração....